Manuel Fiolhais na abertura da Academia Júnior de Ciências

A 5.ª Edição da “Academia Júnior de Ciências” arranca esta sexta-feira, dia 26 de outubro, fazendo parte do programa uma conferência com o Professor da Universidade de Coimbra, Manuel Fiolhais. Tem como título “Dos eletrões às Galáxias, passando pelo Homem” e acontece às 16h00, no Anfiteatro 6.1.

A sessão é aberta a todos os alunos e professores interessados.

Resumo: Descreve-se a estrutura da matéria desde as escalas dos seus constituintes elementares até às escalas cósmicas, passando pela escala do Homem. Relacionam-se as descobertas científicas descritas na palestra com os avanços tecnológicos materializados nos objetos de uso comum que facilitam a nossa vida e a tornam confortável. A título de exemplo, referem-se as descobertas dos principais cientistas da área da física, entre eles, naturalmente, Albert Einstein, e as tecnologias a que essas descobertas deram origem: as modernas redes de comunicação, o GPS, os dispositivos hospitalares para diagnóstico e tratamento, os supercomputadores, etc. Procura-se, desta forma, mostrar a importância da ciência e motivar os alunos para o estudo de disciplinas científicas, em geral, e da física, em particular.

 

 

 

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>