Academia Júnior de Ciências promove palestra

A arte de transformar os maus resultados em sucessos científicos” é a proposta desta sexta-feira, no âmbito do programa da Academia Júnior de Ciências. Paulo Almeida, docente da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior, é quem vai conduzir a palestra que se realiza no Anfiteatro 6.1, a partir das 15h00.

 
Resumo
Mito urbano, ou não, na investigação desenvolvida na área da química orgânica de síntese, grande parte dos resultados obtidos são mal sucedidos, ou porque as sínteses planeadas não conduzem aos produtos esperados, ou se conduzem estes estão em misturas complexas difíceis de separar. Mas mais do que maus resultados em reações não descritas, quando é necessário repetir experiências já descritas e publicadas em revistas internacionais da especialidade reconhecidas, os investigadores são confrontados com o facto de não obterem os mesmos resultados, inclusive não serem capazes de preparar por exemplo compostos por métodos já bem descritos, muitas vezes por existir algum detalhe não descrito, ou por alguma razão, que a razão desconhece. No entanto, e parafraseando Henry Ford “O sucesso é apenas uma oportunidade de recomeçar de novo com mais inteligência”.
Desta forma, são aqui apresentados 2 casos em que insucessos na preparação e purificação de compostos, foram olhados não como casos de insucesso e como tal desprezados, mas sim como caos de sucesso de novas preparações de duas classes de heterocíclicos, nomeadamente 2,1-benzosizoxazoles e espirobarbituratos, com propriedades medicinais muito prometedores com especial destaque como inibidores da xantina oxidase no tratamento da gota e ainda como antimaláricos.

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>