A invenção do Modulor – corpo humano e matemática

Oradora: Marta Sequeira, Investigadora (FCT). Data, hora e local: 22 de Maio de 2014, início às 14h30m no anfiteatro 8.01.
Resumo: O Modulor consiste num sistema de medidas concebido por Le Corbusier entre 1943 e 1950. Baseia-se nas dimensões do corpo humano e na matemática. Trata-se de uma fórmula, realizada com base no quadrado duplo, na série de Fibonacci e no rectângulo de ouro, a partir da qual seria possível gerar duas séries de medidas em harmonia com o corpo humano e entre si. Estas séries poriam em relação dois sistemas métricos: o sistema anglo-saxónico e o métrico decimal. A sua aplicação permitiria unir o mundo da construção, dividido em duas partes: a dos metros e centímetros, e a dos pés e polegadas. Efectivamente, o Modulor não foi divulgado à escala que se esperava, e nunca se tornou, tal como Le Corbusier o desejou e a nível internacional, o sistema de medidas, por excelência, da construção. No entanto constitui, ainda hoje, uma referência da maior importância no âmbito da teoria da arte, em geral, e do projecto arquitectónico, em particular. Nesta conferência pretende-se reviver o momento de criação deste sistema, procurando restabelecer o argumento interno, inerente à sua concepção.

Seminário realizado com o apoio do Centro de Matemática – 212 (Pest-OE/MAT/UI0212/2014).


Se não conseguir ver o vídeo nesta página, clique aqui.

Seminário realizado com o apoio do Centro de Matemática – 212 (Pest-OE/MAT/UI0212/2014).

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>