Estabilidade exponencial em modelos de redes neuronais com atrasos

Orador: Salete Esteves (EsACT – Instituto Politécnico de Bragança), Elçin Gokmen (Universidade de Mugla, Turquia), José J. Oliveira (CMAT, Universidade do Minho). Data, hora e local: 12 de Novembro de 2014, início às 16h na sala de reuniões do Departamento de Matemática.

Resumo: Neste seminário apresentam-se condições suficientes para a estabilidade de um sistema não autónomo de equações diferenciais com atraso que resulta da generalização de diversos modelos de redes neuronais, como por exemplo, modelos do tipo “Hopfield”, “Bidirectional Associative Memory”e “Cohen-Grossberg”.

Para modelos periódicos do tipo “Hopfield”, verifica-se ainda que as condições estabelecidas para se ter a estabilidade exponencial implicam a existência de uma órbita periódica.

FCT_V_positivo
Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto Pest-OE/MAT/UI0212/2014